Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Após seis meses com celebrações litúrgicas exclusivamente realizadas com transmissão pela internet, devido as medidas de segurança sanitária por conta da pandemia do novo coronavírus, as missas, no interior do Estado retornaram, de forma presencial, nesta quarta-feira (16).
No Cariri cearense, uma celebração, na Capela do Socorro, marcou o retorno dos fiéis aos templos religiosos. A Capela carrega consigo grande simbologia dentre os católicos, pois, é lá que está sepultado o corpo de Padre Cícero Romão Batista, patriarca da cidade de Juazeiro do Norte.
Ao longo de todo o dia estão marcadas outras missas não somente na Capela do Socorro, mas em 57 paróquias da Diocese de Crato, que compõem três áreas pastorais. A Colina do Horto do Padre Cícero, um dos locais mais visitados do Município, também reabre as portas nesta quarta-feira.
O retorno das celebrações foi autorizado mediante adoção de alguns protocolos de segurança. E, mesmo com a volta da abertura dos templos, as celebrações continuarão sendo transmitidas pelos meios de comunicação para que o grupo de risco siga acompanhando.
Horários das missas em Juazeiro do Norte:
* Para participar das celebrações do sábado à noite e do domingo (durante todo o dia), os fiéis devem fazer inscrição na Secretaria da Basílica Santuário, de segunda a sexta, horário comercial.
Em Iguatu, principal cidade da região Centro-Sul do Estado, as celebrações presenciais retornam no próximo domingo, dia 20. Na Igreja da Matriz, a primeira celebração acontece às 6 horas.
Depois terão outras duas missas: 17h e 19h. As mesmas medidas sanitárias adotadas no Cariri cearense se aplicam às igrejas de Iguatu. A Diocese, no entanto, acresceu outras determinações:
Do dia 21 de setembro a 30 de setembro – período em que marca o início da Festa de Senhora Sant’Ana, padroeira do Município – as missas serão diárias. Após o dia 11, data em que se encerra os festejos de Sant’Ana, as missas retornam apenas na quinta-feira e nos fins de semana, sendo uma celebração no sábado e três no domingo.
“A medida em que a situação epidemiológica foi melhorando, os casos regredindo e os fiéis se adaptando as novas medidas, vamos ampliando o número de celebrações presenciais”, pontuou o Padre Yukio Adelly.
Em outras regiões, as celebrações já retomaram. As paróquias integrantes da Diocese de Quixadá foram reabertas no últmo domingo (13). “Continuaremos sempre na defesa da vida, por isso faremos esse retorno com toda a prudência e responsabilidade”, destacou, em nota, a Diocese.
Na Diocese de Sobral, as missas com a presença de fiéis começaram em algumas paróquias no último fim de semana. Já a paróquia de São Sebastião, em Ipu, iniciou a pré-festa religiosa dedicada a São Francisco no período de 14 a 23 deste mês, com a presença de público reduzido. A Igreja dividiu as celebrações em dois momentos: 8 horas, para idosos e, 19h, com a presença dos demais católicos.
O Ceará contabiliza 229.250 casos confirmados e 8.749 mortes pela Covid-19, de acordo com dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), atualizada às 17h12 desta terça (15). O número de recuperados da doença já soma 203.596.
A plataforma indica que há ainda 87.920 casos suspeitos. Ao todo, já foram notificados 700.167 casos. O Estado já aplicou 695.895 testes para detectar o novo coronavírus.
Nas últimas semanas, o Estado tem apresentado tendência de queda para novos casos e mortes. Devido a esse decréscimo, todas as regiões cearenses avançaram para a 4ª fase do plano de retomada, o que possibilitou, por exemplo, o retorno das missas presenciais.
Informações/site: Messias Bezerra
Fonte: Diário do Nordeste